quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Os domínios dos Mares de Morros

A seguir apresentaremos as principais características relativas aos domínios dos mares dos morros.

Corresponde à área mais densamente povoada do país, que, conseqüentemente, é também a mais intensamente transformada pela ação antrópica. O processo de ocupação resultou no desmatamento quase total da floresta tropical, também chamada de mata atlântica. Atualmente restam poucas manchas da vegetação original, quase sempre em áreas mais difíceis de serem exploradas, como nas encostas íngremes da serra do Mar, na região Sudeste. Seu nome decorre da feição que as formas do relevo conferem à paisagem, com sucessivos morros arredondados, também conhecidos como meias-laranjas, resultantes da erosão em terrenos cristalinos.

O clima tropical, com chuvas abundantes e concentradas no verão, contribui para que o intemperismo seja muito intenso. Isso ocasiona maior instabilidade nas encostas, que, sem cobertura vegetal, acabam registrando muitos deslizamentos, que, às vezes, no caso de áreas habitadas, provocam grandes tragédias.


A seguir temos os principais mares dos morros do Brasil:

Serra do mar: A Serra do Mar é uma cadeia montanhosa do relevo brasileiro que se estende por aproximadamente 1 500 km ao longo do litoral Leste/Sul do país, indo desde o estado do Espírito Santo até o sul do estado de Santa Catarina.

















Serra da Mantiqueira: Trata-se de uma formação geológica datada da era Arqueozóica que compreende um maciço rochoso que possui grande área de terras altas, entre mil e quase três mil metros de altitude, ao longo das divisas dos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. Na Serra da Mantiqueira existem diversas unidades de conservação, como a Área de Proteção Ambiental Serra da Mantiqueira, dividida entre os três estados, o Parque Nacional do Itatiaia, dividido entre Minas e Rio, e os Parques Estaduais Serra do Brigadeiro e Serra do Papagaio (Minas) e Campos do Jordão (São Paulo).
A Serra da Mantiqueira integra o ecossistema da mata Atlântica e mata de araucárias, apresentando manchas remanecentes dessas matas bem como campos de altitude em seus picos mais elevados. Aliado a isso, uma vasta fauna nativa ainda pode ser encontrada nela, da qual podemos citar: veado campeiro, lobo-guará, onça parda, cachorro-vinagre, jaguatirica, paca, bugio, macaco sauá, mono, tucano, esquilo e ouriço-caixeiro.













Serra do Espinhaço: Serra do Espinhaço está localizada no planalto Atlântico e se estende pelos Estados da Bahia e Minas Gerais. Seus terrenos são do período Proterozóico e contém jazidas de ferro, manganês, bauxita e ouro.
É responsável pela divisão entre as redes de drenagem do Rio São Francisco e as redes de drenagem dos rios que correm diretamente para o oceano Atlântico. É considerada reserva mundial da biosfera, por ser uma das regiões mais ricas do planeta, pela sua grande diversidade biológica.
A Serra do Espinhaço pode ser considerada a única cordilheira do Brasil, é singular em sua forma e formação. Há mais de um bilhão de anos em constante movimento, é uma cadeia de montanhas bastante longa e estreita, entrecortada por picos e vales. Tem cerca de 1.000 quilômetros de extensão, no sentido longitudinal do Quadrilátero Ferrífero ao Norte de Minas e, depois de uma breve interrupção, alcança a porção sul da Bahia. Todo esse percurso apresenta uma diferença mínima de latitude, ou seja, sua largura varia apenas entre 50 e 100 quilômetros.
Entre os municípios que são cortados pela Serra do Espinhaço estão Porteirinha, Mato Verde, Espinosa e principalmente a cidade de Monte Azul onde se nota a melhor cidade para a observação dessa belíssima cadeia de montanhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário